sábado, 12 de novembro de 2011

Os desafios de ser um Pastor

Recebe essa mensagem por email de um amigo. Achei muito bacana, e bem verdadeira, decide compartilhar com vocês, espero que gostem. 


Diga que deu um cavalo! - Share


Sou de uma época em que os recursos eram escassos. Em nossa sede estadual aos domingos, passavam pouco mais de trezentas pessoas. Eu ficava me perguntando: “Se aqui na sede dá isso, imagine nas igrejas?!”. Acertei na mosca! 

Quando assumi minha primeira igreja, no domingo passavam doze pessoas!

E tinham igrejas em situações bem piores que a minha: um amigo bateu a inauguração de sua igreja para o domingo, evangelizou todos os dias naquela semana. No dia da inauguração, marcada para as 10:00 da manhã, foi o dia mais especial da vida dele, afinal seria a primeira reunião naquela cidade. Tirou da mala velha seu paletó bege, e a sua Bíblia que era toda marcada à caneta.

Aproximando-se à hora da inauguração, ninguém à vista. Decidiu subir ao escritório empoeirado para tomar um café. Eram dez e quinze da manhã, e só ele e Deus na igreja. Ouviu um tropel no salão, desceu as escadarias de seu escritório feliz da vida. Lá em seu íntimo a alegria de enfim ministrar a primeira reunião na sua nova igreja!

Mas ao entrar na nave, deu de cara com um cavalo, que estava tão perdido, quanto ele. “Macacos me mordam! E quando me perguntarem quantas pessoas deram na inauguração, o que eu digo?” – perguntou-me aflito. Eu lhe respondi: “Ora, diga que deu um cavalo!

Quanta expectativa para nada! Confidenciou-me depois, que a vontade era arrumar as malas e ir embora!

É comum encontrarmos pessoas e até obreiros que deixam de freqüentar uma pequena igreja porque não tem muita gente, porque os jovens são poucos ou porque não tem instrumentos musicais etc. Mas o bem da verdade é que, à frente daquelepequeno trabalho há um grande homem de Deus. E você não pode imaginar as lutas, as guerras que ele enfrentou para estar ali.

Gostaria de hoje compartilhar com você, sobre os “o dia doshumildes começos”.
“...quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel” (Zacarias 4:10).

A passagem acima, é uma profecia de Zacarias, um profeta menor que viveu na mesma época de Ageu. Os dois juntos tinham a missão de encorajar o povo a não olhar os dias humildes começos.

Nós temos a tendência a achar que com Deus, tudo deve começar grande. 

Desprezamos as coisas que começam em desvantagem, ou aspequenas coisas que aparentemente não tem vantagem alguma.

Existem muitas pessoas que tendem a menosprezar os humildes começos na vida dela e na vida dos outros.

Aprendemos com Deus que tudo nem sempre começa grande. A própria vida humana é um exemplo disso: é fruto de uma sementedo homem colocado em uma mulher, no grego “sperma” ou “semente”.

O amor não costuma acontecer como uma explosão. É gradual. Casais que estão juntos a dezenas de anos, começaram assim: com um simples olhar.

Muitos grandes começos, terminaram em humildes finais. O Titanic foi lançado ao mar como um navio considerado um colosso dos sete mares, um grande começo que seria um marco na história da navegação. Como seu proprietário o chamou: insubmergível. Naquela viagem inaugural, tão grandiosa, ele teve um humilde e desastroso fim.

Muitos homens de Deus, tiveram seus humildes começos – como Abrãao. “Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei.” (Isaías 51:2).


O grande rei Davi teve um começo humilde, era pastor de umas poucas ovelhas. Esquecido até pelo próprio pai, foi honrado por Deus pela sua fidelidade.

Uma igreja não deve crescer como um foguete, mas deve subir como um avião, gradualmente. Mais isto é bíblico? Sim. Em várias passagens da Bíblia a igreja é ordenada a andar e não a correr!
Andar na luz”(João 12:35), “andar no Espírito”(Gálatas 5:16), “andar pela fé”(Hebreus 11), “andar em amor”(Efésios 5:2), “andar na verdade”(3 João 1:2). Andar e não correr!

O crescimento da igreja está ligado ao crescimento de quem a dirige.

Por isso não se preocupe com números de pessoas, nem muito menos com o cavalo! Dê o seu melhor!

Os que riram dos dias dos humildes começos ainda hão de se maravilhar!
Pense nisso!

P.s. Ah! O meu amigo do cavalo, vai bem obrigado! Cuida de uma região humilde em São Paulo, pra quem começou com um cavalo, nada mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário